Programa de tutoria acadêmica: relato de experiência de alunos de graduação do curso de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.73459

Palavras-chave:

Enfermagem, Tutoria, Estudantes.

Resumo

A tutoria é considerada uma ferramenta da modalidade de trabalho que se configura na relação entre colegas, na medida em que um estudante se torna responsável por outro, objetivando determinados aspectos da aprendizagem. O estudo tem como objetivo relatar a experiência de bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de enfermagem referente ao programa de tutoria acadêmica - DesPErT. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por 11 bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará, durante o programa de tutoria acadêmica – DesPErT. Diante disso, 71 alunos participaram do programa de tutoria acadêmica com participação de 11 tutores. Percebeu-se que os encontros com os temas propostos tiveram relevância para a vida acadêmica dos alunos acompanhados por meio de acompanhamento dos alunos ao longo das tutorias. Além disso, os estudantes pediram a inserção de novos temas, aumento do tempo de encontro e na frequência das reuniões. Assim, o compromisso dos alunos com os encontros e o estabelecimento do vínculo tutor-tutorado favoreceu a troca de saberes entre as partes envolvidas.

Biografia do Autor

Thaynara Ferreira Lopes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Egressa do Programa de educação Tutorial (PET Enfermagem UECE).

Luana Sousa de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Egressa do Programa de educação Tutorial (PET Enfermagem UECE).

Adryel Vieira Caetano da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Egressa do Programa de educação Tutorial (PET Enfermagem UECE).

Hanna Gadelha Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Egressa do Programa de educação Tutorial (PET Enfermagem UECE).

Daniela Maria Freire Marinho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Egressa do Programa de educação Tutorial (PET Enfermagem UECE).

Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Egressa do Programa de educação Tutorial (PET Enfermagem UECE).

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Lopes, T. F., Carvalho, L. S. de, Silva, A. V. C. da, Silva, H. G., Marinho, D. M. F., & Carvalho, R. E. F. L. de. (2021). Programa de tutoria acadêmica: relato de experiência de alunos de graduação do curso de enfermagem. Extensão Em Foco, (22). https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.73459

Edição

Seção

Relato de Experiência