Open Journal Systems

Contribuições da psicologia para o processo de inclusão da pessoa com deficiência intelectual: relato de uma experiência de estágio

Edilene Magalhães Nunes, Gabriela Souza Santos Martins, Dalva Araújo de Jesus, Enedina Mendes da Cruz, Bruna Alves Viana, Miriã Lima

Resumo


Resumo: Dado o longo processo histórico de exclusão social e estigmatização da pessoa com Deficiência Intelectual, e a necessidade de romper com tais paradigmas, esse trabalho objetivou inserir os alunos da APAE da cidade de Guanambi, interior da Bahia, na busca pela reinvindicação de direitos junto à comunidade e a adesão da comunidade nas políticas de inclusão. Trata-se de um relato de experiência de estágio do curso de Psicologia, cuja realização teve duração de 14 encontros. A princípio foram realizadas observações participantes e naturalísticas, bem como entrevistas para identificar uma demanda e posteriormente foi feita a intervenção, que incluiu as seguintes atividades: confecção de faixas e urnas através da arte, arrecadação de cupons fiscais, ensaio da peça teatral “O Nariz” com os alunos, confecção de folders e camisas, divulgação do slogan do projeto e confecção de materiais artísticos para exposição. O projeto encerrou com uma mobilização no centro da cidade com a presença de toda a instituição, onde foram expostos os materiais produzidos, apresentada a peça e dança. As atividades contribuíram para a divulgação dos direitos de inserção da pessoa com Deficiência Intelectual. Os alunos, que permaneciam numa posição de invisibilidade, tornaram-se protagonistas na luta pela garantia de seus direitos através do envolvimento nas atividades propostas. A prática de estágio contribuiu para sensibilizar e mobilizar futuros profissionais na luta pela garantia dos direitos da pessoa com Deficiência Intelectual e mostrar que o estudante de Psicologia pode tornar-se um agente transformador de si e do contexto em que está inserido.

Palavras-chave


Deficiência Intelectual; Estigma; Direitos; Inclusão

Texto completo:

PDF

Referências


CRUZ, L.R; BARRETO, S.J. A importância do lazer na inclusão de pessoas portadoras de deficiência mental na sociedade. Instituto Catarinense de Pós Graduação. Santa Catarina: 2005. Disponível em: http://docplayer.com.br/16612142-A-importancia-do-lazer-na-inclusao-da-pessoa-portadora-de-deficiencia-mental-na-sociedade.html. Acesso em: abril de 2016.

DIAS, S. S.; LOPES DE OLIVEIRA, M. C. S. Deficiência Intelectual na Perspectiva Histórico-Cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação especial, v. 19, n. 2, p. 169-182, 2013.

FARIAS, N.; BUCHALLA, M. C. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial da Saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 8, n. 2, p.187-193, 2005.

FENAPAES. Federação Nacional das APAES. Brasília: 2018. Disponível em: http://www.apaebrasil.org.br/#/. Acesso em: set. de 2020.

FERREIRA, M. E. C. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003.

FERREIRA, V. R. T.; MOUSQUER, D. N. Observação em psicologia clínica. Revista de psicologia da UnC. v. 2, n. 1, p. 54-61, 2004.

FILHO, A. V. C.; FERREIRA, G. Movimentos Sociais e o Protagonismo das Pessoas com Deficiência / Social Movements and Leadership of Person with Disability. SER Social, v. 15, n. 32, p. 93-116, 2013.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LCT, 1988.

MELO, A. S. et al. O Protagonismo de Pessoas com Deficiência Intelectual no Processo de Ensino-Aprendizagem da Capoeira. Pensar a Prática, v. 17, n. 1, p. 01-294, 2014.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF. Traduzido e revisado por Amélia Leitão. Lisboa, 2004. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/arquivos/CIF.pdf. Acesso em: abril de 2016.

PEREIRA, O.; MONTEIRO, I.; PEREIRA, A. L. A visibilidade da deficiência – Uma revisão sobre as Representações Sociais das Pessoas com Deficiência e Atletas Paralímpicos nos media impressos. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. XXII, p. 199-2017, 2011.

RESENDE, M. C.; BARBOS, B. K. Gincana inclusiva: protagonismo, empoderamento e visibilidade das pessoas com deficiência. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 13, n. 4, p. 01-12, 2018.

SANTIAGO, M. L. A inibição intelectual na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

SANTOS, M. P. Acessibilidade para os usuários com deficiência intelectual em Biblioteca Pública: um estudo de caso em Nova Iguaçu. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

SILVA, E. L. Eu Existo e Quero Ser Visto: a inclusão da criança com síndrome de Down no lócus pedagógico. Revista Magistro, v. 2, n. 1, p. 125-139, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i24.72254