Percepções de Estudantes sobre uma Mostra de Experimentos de Física Realizada em um Evento de Extensão.
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.69719Palavras-chave:
Mostra de experimentos, Laboratório de física, Escolas públicas.Resumo
Pretendemos avaliar quais as percepções dos participantes sobre uma mostra de experimentos de física bem como quais experimentos os participantes apresentaram facilidade de entendimento. Utilizamos um questionário para coletar os dados. Os participantes consideraram válida a iniciativa dos experimentos e ficaram satisfeitos com as explicações fornecidas pelos professores mediadores. As teorias associadas às experiências do circuito elétrico e motor elétrico obtiveram maior facilidade de entendimento dos participantes, enquanto os mesmos obtiveram dificuldade para compreender a teoria relacionada à atividade proposta no movimento no trilho de ar (colisão) e a prática experimental de difração. Sugestões de experimentos foram fornecidas pelos participantes para a próxima mostra de experimentos; como, por exemplo, experimentos relacionados à geração e transmissão de energia elétrica; bobina de tesla; toróide e experimentos de eletrônica. Como perspectiva futura, pretendemos orientar os participantes na construção de alguns experimentos de física, para que os mesmos possam ser doados para escolas públicas do ensino fundamental e médio, que carecem de laboratório de física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional