Acessibilidade no ambiente escolar: problematizações e desafios baseados na observação de escolas em Santa Maria/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.68159

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Educação, Escola, Formação de professores

Resumo

Com o intuito de mapear a situação da acessibilidade nas escolas públicas da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, as autoras fazem um levantamento sobre a inclusão nesses espaços de ensino-aprendizagem. Vinte escolas da rede pública estadual e municipal da cidade foram visitadas, sendo verificados aspectos arquitetônicos, metodológicos e atitudinais. A partir de tal levantamento, o artigo apresenta uma reflexão sobre o papel da escola e os modos de compreensão da inclusão no campo da educação. Compreendendo a escola como um local onde as relações devem ser promovidas, destaca-se a importância do diálogo na solução e mediação de conflitos, tendo na formação continuada um espaço essencial para a promoção da alteridade.

Biografia do Autor

Aline Dalcul, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)


Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado. Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista durante os anos de 2018 e 2019 do Projeto de Extensão Acessibilidade no ambiente escolar: aspectos arquitetônicos, metodológicos e atitudinais (FIEX/CAL/UFSM).

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Artista da cena.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

Dalcul, A., & Berselli, M. (2020). Acessibilidade no ambiente escolar: problematizações e desafios baseados na observação de escolas em Santa Maria/RS. Extensão Em Foco, (21). https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.68159

Edição

Seção

Artigo Original