Open Journal Systems

Acessibilidade no ambiente escolar: problematizações e desafios baseados na observação de escolas em Santa Maria/RS

Aline Dalcul, Marcia Berselli

Resumo


Com o intuito de mapear a situação da acessibilidade nas escolas públicas da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, as autoras fazem um levantamento sobre a inclusão nesses espaços de ensino-aprendizagem. Vinte escolas da rede pública estadual e municipal da cidade foram visitadas, sendo verificados aspectos arquitetônicos, metodológicos e atitudinais. A partir de tal levantamento, o artigo apresenta uma reflexão sobre o papel da escola e os modos de compreensão da inclusão no campo da educação. Compreendendo a escola como um local onde as relações devem ser promovidas, destaca-se a importância do diálogo na solução e mediação de conflitos, tendo na formação continuada um espaço essencial para a promoção da alteridade.


Palavras-chave


Acessibilidade; Inclusão; Educação; Escola; Formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i21.68159