CONTEXTUALIZANDO PARA APRENDER: CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
  • Ciron de Oliveira Moura

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i16.53318

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, História da Matemática, Práticas de Ensino

Resumo

O presente texto aborda a experiência, provinda de um curso de extensão, do uso da História da Matemática em uma turma de 6ª ano de uma escola pública de Ensino Fundamental no interior do Rio Grande do Norte. A experiência foi fruto de conhecimentos pedagógicos adquiridos no curso de extensão, “Ensino de Matemática x História da Matemática” desenvolvido pela Universidade Potiguar. A ação prática foi dividida em seis encontros sistemáticos que organizasse uma melhor compreensão dos alunos sobre a matemática.  O uso da História da Matemática como suporte pedagógico ajuda a compreender a matemática como criação humana que auxilia na construção do sujeito ativo, reflexivos e críticos, assim como ajuda os sujeitos a se perceberem como parte de um todo maior dentro da sociedade, usamos como metodologia para a inserção da História da Matemática os Três Momentos Pedagógicos em sala de aula. Dessa forma, ampliar os horizontes, as possibilidades e as estratégias de ensino de matemática é uma função essencial dos professores do ensino fundamental e educadores matemáticos que durante muito tempo buscam humanizar a disciplina dentro do contexto atual da sociedade.

Downloads

Publicado

2018-05-15

Como Citar

Bezerra de Oliveira, F. L., & Moura, C. de O. (2018). CONTEXTUALIZANDO PARA APRENDER: CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Extensão Em Foco, (16). https://doi.org/10.5380/ef.v0i16.53318

Edição

Seção

Relato de Experiência