CONTEXTUALIZANDO PARA APRENDER: CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i16.53318Palavras-chave:
Ensino de Matemática, História da Matemática, Práticas de EnsinoResumo
O presente texto aborda a experiência, provinda de um curso de extensão, do uso da História da Matemática em uma turma de 6ª ano de uma escola pública de Ensino Fundamental no interior do Rio Grande do Norte. A experiência foi fruto de conhecimentos pedagógicos adquiridos no curso de extensão, “Ensino de Matemática x História da Matemática” desenvolvido pela Universidade Potiguar. A ação prática foi dividida em seis encontros sistemáticos que organizasse uma melhor compreensão dos alunos sobre a matemática. O uso da História da Matemática como suporte pedagógico ajuda a compreender a matemática como criação humana que auxilia na construção do sujeito ativo, reflexivos e críticos, assim como ajuda os sujeitos a se perceberem como parte de um todo maior dentro da sociedade, usamos como metodologia para a inserção da História da Matemática os Três Momentos Pedagógicos em sala de aula. Dessa forma, ampliar os horizontes, as possibilidades e as estratégias de ensino de matemática é uma função essencial dos professores do ensino fundamental e educadores matemáticos que durante muito tempo buscam humanizar a disciplina dentro do contexto atual da sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional