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O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) NO CONTEXTO DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA

Cecilia Resende Carvalho, Renan de Oliveira Barros, Emilson Pereira dos Reis, Layane Batista de Araújo, Hyara Maria Holanda de Sousa

Resumo


Sob a égide de um modelo educacional com viés altamente arcaico e dogmatizante, novas maneiras de se questionar e alavancar o ensino universitário vêm surgindo, destacando-se o Programa de Educação Tutorial, cuja matriz principiológica está alicerçada na democratização do ensino superior. O PET, como um programa governamental busca fomentar ensino, pesquisa e extensão, e tem como estratégia a construção de uma prática educacional pautada na integralidade do conhecimento. Nesta ótica, a proposta deste trabalho é analisar a historicidade do Programa em âmbito geral e local, para estabelecer premissas que reportem a situação de crise na qual vive o país e, consequentemente, o PET. Desde sua criação, na qual já se passaram mais de uma década, o PET vem procurando se adequar às novas nuances advindas do cenário político e econômico e se apresenta como um programa diferenciado que contribui para o alcance da excelência na formação acadêmica pela atuação competente, comprometida e responsável de seus integrantes.

 


Palavras-chave


Educação. Extensão Universitária. Crises. Governo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v1i15.52730