O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) NO CONTEXTO DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA

Autores

  • Cecilia Resende Carvalho Docente da Universidade Federal do Piaui
  • Renan de Oliveira Barros Universidade Federal do Piauí
  • Emilson Pereira dos Reis Universidade Federal do Piauí
  • Layane Batista de Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Hyara Maria Holanda de Sousa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i15.52730

Palavras-chave:

Educação. Extensão Universitária. Crises. Governo.

Resumo

Sob a égide de um modelo educacional com viés altamente arcaico e dogmatizante, novas maneiras de se questionar e alavancar o ensino universitário vêm surgindo, destacando-se o Programa de Educação Tutorial, cuja matriz principiológica está alicerçada na democratização do ensino superior. O PET, como um programa governamental busca fomentar ensino, pesquisa e extensão, e tem como estratégia a construção de uma prática educacional pautada na integralidade do conhecimento. Nesta ótica, a proposta deste trabalho é analisar a historicidade do Programa em âmbito geral e local, para estabelecer premissas que reportem a situação de crise na qual vive o país e, consequentemente, o PET. Desde sua criação, na qual já se passaram mais de uma década, o PET vem procurando se adequar às novas nuances advindas do cenário político e econômico e se apresenta como um programa diferenciado que contribui para o alcance da excelência na formação acadêmica pela atuação competente, comprometida e responsável de seus integrantes.

 

Biografia do Autor

Cecilia Resende Carvalho, Docente da Universidade Federal do Piaui

Professora Titular, Doutora Departamento de Nutrição

Tutora do Programa de Educação Tutorial da UFPI

Renan de Oliveira Barros, Universidade Federal do Piauí

Estudante do Curso de Direito, bolsista do Programa de Educação Tutorial – Universidade Federal do Piauí

Emilson Pereira dos Reis, Universidade Federal do Piauí

Estudante do Curso de Direito, bolsista do Programa de Educação Tutorial – Universidade Federal do Piauí

Layane Batista de Araújo, Universidade Federal do Piauí

Estudante do Curso de Direito, bolsista do Programa de Educação Tutorial – Universidade Federal do Piauí

Hyara Maria Holanda de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Estudante do Curso de Serviço Social, bolsista do Programa de Educação Tutorial – Universidade Federal do Piauí

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Publicado

2018-02-06

Como Citar

Carvalho, C. R., Barros, R. de O., Reis, E. P. dos, Araújo, L. B. de, & Sousa, H. M. H. de. (2018). O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) NO CONTEXTO DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA. Extensão Em Foco, 1(15). https://doi.org/10.5380/ef.v1i15.52730

Edição

Seção

Artigo Original