BENEFÍCIOS DA SHANTALA EM BEBÊS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATINHOS/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i15.52275

Palavras-chave:

toque terapêutico, saúde infantil, cuidado.

Resumo

Introdução: A massagem é um recurso terapêutico de baixo custo capaz de produzir uma série de efeitos fisiológicos, psicomotores e comportamentais que são benéficos para a saúde da criança. Objetivo: avaliar os benefícios do toque terapêutico com aplicação da massagem Shantala em bebês de um Centro de Educação Infantil (CEI), através da percepção dos pais, cuidadores e acadêmicos participantes do projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná. Metodologia: estudo qualitativo, aprovado pelo CEP da UFPR sob o número 777.112.09.08. Desenvolveu-se de março a julho de 2010. Participaram 5 estudantes do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná-Litoral, as quais aplicaram a massagem Shantala em 8 bebês (4 meninas e 4 meninos) de um CEI de Matinhos/PR. Resultados: verificou-se que as semanas de familiarização favoreceram o vínculo acadêmico-bebê e posterior aplicação da técnica. Pais, cuidadores e acadêmicos observaram que as crianças ficavam mais calmas, relaxadas e dormiam melhor com a aplicação da Shantala. Conclusão: a aplicação da massagem Shantala proporcionou benefícios para os bebês que a receberam e foi uma experiência gratificante para os pais e para os estudantes envolvidos no projeto. 

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Biografia do Autor

Arlete Ana Motter, Universidade Federal do Paraná

Arlete Ana Motter, Doutora, Professora da Universidade Federal do Paraná,

Curso de Fisioterapia

Ana Paula Micos: Fisioterapeuta, graduada pela UFPR

Tharcila Pazinatto da Veiga: Fisioterapeuta, graduada pela UFPR

Mônica Fernandes dos Santos: Fisioterapeuta, graduada pela UFPR

Karin de Souza Derussi: Fisioterapeuta, graduada pela UFPR

Camila Ollé da Luz Szklar: Fisioterapeuta, graduada pela UFPR

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Publicado

2018-02-06

Como Citar

Motter, A. A. (2018). BENEFÍCIOS DA SHANTALA EM BEBÊS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATINHOS/PR. Extensão Em Foco, 1(15). https://doi.org/10.5380/ef.v1i15.52275

Edição

Seção

Artigo Original