Conexão de Saberes: a experiência interdisciplinar do Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo da UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i13.49498Palavras-chave:
PET, Interdisciplinaridade, EducaçãoResumo
A partir das conexões de saberes instituídas como um novo eixo dentro dos Programas de Educação Tutorial, surge o grupo PET Comunidades do Campo em 2010, na expansão da Universidade Federal do Paraná, criada em 2005 no litoral do estado. As atividades do grupo se dão em torno de temas relacionados ao modo de vida do campo, agroecologia, agricultura familiar, território e desenvolvimento rural, onde a característica predominante é a interdisciplinaridade, tendo em vista que faz parte de uma política pública que tem por objetivo agregar diversos conhecimentos e saberes ao tema. O PET Comunidades do Campo da UFPR é composto por 14 integrantes. Os estudantes são distribuídos entre os cursos de Tecnologia em Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública, Saúde Coletiva e Licenciatura em Educação Física. Aqui traçamos um panorama das representações que estes estudantes têm sobre interdisciplinaridade a partir de algumas questões abertas a eles direcionadas. O resultado evidencia, que o conhecimento interdisciplinar faz parte de suas reflexões e práticas tanto na vida acadêmica quanto em suas relações cotidianas. Destacamos também que o ambiente universitário local favorece, em alguns espaços e para alguns cursos, a troca de saberes e o compartilhamento de informações e conhecimentos, mas o PET Comunidades do Campo proporciona o efetivo exercício da interdisciplinaridade, ampliando os horizontes de possibilidades das profissões escolhidas.
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