Conexão de Saberes: a experiência interdisciplinar do Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo da UFPR

Autores

  • LILIANI MARILIA TIEPOLO Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral
  • Valdir Frigo Denardin Universidade Federal do Paraná
  • Pedro Sarkis Simões de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Erica Vicente Onofre UFPR
  • Emanuel Rodrigues Cardoso UFPR
  • Elisama Dias UFPR
  • Valkiria Spring UFPR
  • Carlos Claudio Costa UFPR
  • Andressa Luz Borges UFPR
  • Valner Wasilewski da Silva UFPR
  • Cleonice Schull da Cruz UFPR
  • Matheus Santana Antiquera UFPR
  • Gabriel Rodrigues Lima UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i13.49498

Palavras-chave:

PET, Interdisciplinaridade, Educação

Resumo

A partir das conexões de saberes instituídas como um novo eixo dentro dos Programas de Educação Tutorial, surge o grupo PET Comunidades do Campo em 2010, na expansão da Universidade Federal do Paraná, criada em 2005 no litoral do estado. As atividades do grupo se dão em torno de temas relacionados ao modo de vida do campo, agroecologia, agricultura familiar, território e desenvolvimento rural, onde a característica predominante é a interdisciplinaridade, tendo em vista que faz parte de uma política pública que tem por objetivo agregar diversos conhecimentos e saberes ao tema. O PET Comunidades do Campo da UFPR é composto por 14 integrantes. Os estudantes são distribuídos entre os cursos de Tecnologia em Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública, Saúde Coletiva e Licenciatura em Educação Física. Aqui traçamos um panorama das representações que estes estudantes têm sobre interdisciplinaridade a partir de algumas questões abertas a eles direcionadas. O resultado evidencia, que o conhecimento interdisciplinar faz parte de suas reflexões e práticas tanto na vida acadêmica quanto em suas relações cotidianas. Destacamos também que o ambiente universitário local favorece, em alguns espaços e para alguns cursos, a troca de saberes e o compartilhamento de informações e conhecimentos, mas o PET Comunidades do Campo proporciona o efetivo exercício da interdisciplinaridade, ampliando os horizontes de possibilidades das profissões escolhidas.

Biografia do Autor

LILIANI MARILIA TIEPOLO, Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral

Licenciada e Bacharel em Biologia pela PUC-PR. Mestre em Ciências Florestais pela UFPR. Doutora em Ciências Biológicas pelo Museu Nacional da UFRJ. Desde 2006 é docente do curso de Gestão AMbiental. Atualmente é Coordenadora da Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR e desde 2015 é tutora do PET Comunidades do Campo na instituição.

Valdir Frigo Denardin, Universidade Federal do Paraná

Economista pela UFSM. Mestrado em Economia Rural pela UFRGS. Doutorado em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ. Docente do Curso de Gestão Ambiental da UFPR desde 2006. Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento - PPGMADE/UFPR.

Pedro Sarkis Simões de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Estudante de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Bolsista do PET Comunidades do Campo

Erica Vicente Onofre, UFPR

Estudante de Gestão Ambiental da UFPR. Bolsista do PET Comunidades do Campo

Emanuel Rodrigues Cardoso, UFPR

Estudante de Agroecologia. Bolsista do PET Comunidades do Campo

Elisama Dias, UFPR

Estudante de Saúde Coletiva. Bolsista do PET Comunidades do Campo

Valkiria Spring, UFPR

Estudante de Agroecologia. Bolsista do PET Comunidades do Campo

Carlos Claudio Costa, UFPR

Estudante de Licenciatura em Educação Física. Bolsista do PET Comunidades do Campo

Andressa Luz Borges, UFPR

Estudante de Gestão Ambiental. Bolsista do PET Comunidades do Campo.

Valner Wasilewski da Silva, UFPR

Estudante de Gestão Ambiental. Bolsista do PET Comunidades do Campo.

Cleonice Schull da Cruz, UFPR

Estudante de Gestão Pública. Bolsista do PET Comunidades do Campo.

Matheus Santana Antiquera, UFPR

Estudante de Gestão Ambiental. Bolsista do PET Comunidades do Campo.

Gabriel Rodrigues Lima, UFPR

Estudante de Agroecologia. Bolsista do PET Comunidades do Campo

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

TIEPOLO, L. M., Denardin, V. F., Oliveira, P. S. S. de, Onofre, E. V., Cardoso, E. R., Dias, E., … Lima, G. R. (2017). Conexão de Saberes: a experiência interdisciplinar do Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo da UFPR. Extensão Em Foco, 1(13). https://doi.org/10.5380/ef.v1i13.49498

Edição

Seção

Artigo Original