A BOTÂNICA NA ESCOLA: APRESENTANDO POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM ALUNOS CEGOS E VISUAIS E APROXIMANDO A UNIVERSIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i12.43795Palavras-chave:
Botânica, Ensino de Ciências, inclusãoResumo
O ensino de Botânica na Educação Básica pode ser muito complexo e estranho aos alunos, pois contém inúmeros conceitos que podem ser de difícil compreensão. Visando facilitar o ensino e aprendizagem de Botânica foi desenvolvido, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, o projeto de extensão “Ações educativas de Botânica: uma forma de complexificar o conhecimento sobre os vegetais e aproximar Universidade-Escola”. Tal projeto visa, não apenas complexificar o ensino dos vegetais, como também estreitar os laços entre a universidade e a escola, este objetivo tornou-se necessário ao constatarmos durante o reconhecimento escolar, que os alunos tinham pouco conhecimento que existia uma universidade federal na cidade. No decorrer do projeto, descobrimos formas de incluir os alunos cegos da escola, criando modelos palpáveis acerca dos conteúdos estudados, tendo em vista que os mesmos não tinham maneiras de enxergar o que era mostrado no livro didático, no quadro ou até mesmo nas saídas de campo. Os modelos incluíram estes alunos cegos e ajudaram os demais na aprendizagem dos conteúdos. O projeto tem, de forma direta e indireta, modificado a vida destes estudantes, seja em uma aula prática ou no convívio cotidiano com os colegas. As turmas participantes estão muito mais unidas, ajudam uns aos outros e estão mais entrosadas em aula, assim como também mostram mais interesse pela parte do estudo de Botânica. Além disso, hoje estes alunos cogitam a possibilidade de ingressar no Ensino Superior, realidade esta que estava muito distante deles quando iniciamos as atividades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional