A BOTÂNICA NA ESCOLA: APRESENTANDO POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM ALUNOS CEGOS E VISUAIS E APROXIMANDO A UNIVERSIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Julio Cesar Bresolin Marinho Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana
  • Fernanda de Lima Pinheiro Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana
  • Carla Rosangela Bairros Alves Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana
  • Vera Beatriz Borgmann Reppetto Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana
  • Brasília Castelhano Soares Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana
  • Suélem Martins Figueiredo Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana
  • Cássia Viviane dos Santos Gallarreta Governo do Estado do Rio Grande do Sul - SEDUC

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i12.43795

Palavras-chave:

Botânica, Ensino de Ciências, inclusão

Resumo

O ensino de Botânica na Educação Básica pode ser muito complexo e estranho aos alunos, pois contém inúmeros conceitos que podem ser de difícil compreensão. Visando facilitar o ensino e aprendizagem de Botânica foi desenvolvido, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, o projeto de extensão “Ações educativas de Botânica: uma forma de complexificar o conhecimento sobre os vegetais e aproximar Universidade-Escola”. Tal projeto visa, não apenas complexificar o ensino dos vegetais, como também estreitar os laços entre a universidade e a escola, este objetivo tornou-se necessário ao constatarmos durante o reconhecimento escolar, que os alunos tinham pouco conhecimento que existia uma universidade federal na cidade. No decorrer do projeto, descobrimos formas de incluir os alunos cegos da escola, criando modelos palpáveis acerca dos conteúdos estudados, tendo em vista que os mesmos não tinham maneiras de enxergar o que era mostrado no livro didático, no quadro ou até mesmo nas saídas de campo. Os modelos incluíram estes alunos cegos e ajudaram os demais na aprendizagem dos conteúdos. O projeto tem, de forma direta e indireta, modificado a vida destes estudantes, seja em uma aula prática ou no convívio cotidiano com os colegas. As turmas participantes estão muito mais unidas, ajudam uns aos outros e estão mais entrosadas em aula, assim como também mostram mais interesse pela parte do estudo de Botânica. Além disso, hoje estes alunos cogitam a possibilidade de ingressar no Ensino Superior, realidade esta que estava muito distante deles quando iniciamos as atividades.

Biografia do Autor

Julio Cesar Bresolin Marinho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana

Professor do Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura, Área de Ensino de Ciências, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Marinho, J. C. B., Pinheiro, F. de L., Alves, C. R. B., Reppetto, V. B. B., Soares, B. C., Figueiredo, S. M., & Gallarreta, C. V. dos S. (2016). A BOTÂNICA NA ESCOLA: APRESENTANDO POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM ALUNOS CEGOS E VISUAIS E APROXIMANDO A UNIVERSIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Extensão Em Foco, (12). https://doi.org/10.5380/ef.v0i12.43795

Edição

Seção

Artigo Original