Produção textual argumentativa: presença das informações midiáticas nas dissertações de alunos do ensino médio

Autores

  • Elias José Mengarda Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Cristina Peiter Tondolo
  • Francieli Aparecida Traesel

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i7.32144

Palavras-chave:

leitura, meios de comunicação, informatividade, argumentação, conhecimento

Resumo

Os meios de comunicação são presença rotineira na vida de grande maioria das pessoas. As novas tecnologias evoluem de modo acelerado e nos proporcionam novos formatos de mídia e de textos. Essa influência que a inserção na sociedade da informação exerce sobre as pessoas, sobretudo para os mais jovens, constitui-se num desafio imenso para todos os que atuam na área da educação. Os jovens são o segmento que mais procura, sobretudo na internet, os mais diversos tipos de informação. Por isso, a questão que motivou esse estudo trata dos modos e estratégias de como os conteúdos informacionais são processados e transformados em conhecimento pelos alunos de terceiro ano do Ensino Médio, participantes da atividade de extensão com oficinas de texto dissertativo-argumentativo, no período de agosto a novembro de 2010. Além disso, nos preocupamos com a questão da leitura, ou seja, como as ideias veiculadas pela mídia impressa e digital são assimiladas, refletidas e questionadas pelos alunos e, finalmente, como são traduzidas em conhecimento argumentativo na sua produção textual.

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Como Citar

Mengarda, E. J., Peiter Tondolo, D. C., & Traesel, F. A. (2011). Produção textual argumentativa: presença das informações midiáticas nas dissertações de alunos do ensino médio. Extensão Em Foco, (7). https://doi.org/10.5380/ef.v0i7.32144

Edição

Seção

Artigo Original