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Produção textual argumentativa: presença das informações midiáticas nas dissertações de alunos do ensino médio

Elias José Mengarda, Daniela Cristina Peiter Tondolo, Francieli Aparecida Traesel

Resumo


Os meios de comunicação são presença rotineira na vida de grande maioria das pessoas. As novas tecnologias evoluem de modo acelerado e nos proporcionam novos formatos de mídia e de textos. Essa influência que a inserção na sociedade da informação exerce sobre as pessoas, sobretudo para os mais jovens, constitui-se num desafio imenso para todos os que atuam na área da educação. Os jovens são o segmento que mais procura, sobretudo na internet, os mais diversos tipos de informação. Por isso, a questão que motivou esse estudo trata dos modos e estratégias de como os conteúdos informacionais são processados e transformados em conhecimento pelos alunos de terceiro ano do Ensino Médio, participantes da atividade de extensão com oficinas de texto dissertativo-argumentativo, no período de agosto a novembro de 2010. Além disso, nos preocupamos com a questão da leitura, ou seja, como as ideias veiculadas pela mídia impressa e digital são assimiladas, refletidas e questionadas pelos alunos e, finalmente, como são traduzidas em conhecimento argumentativo na sua produção textual.

Palavras-chave


leitura; meios de comunicação; informatividade; argumentação; conhecimento

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i7.32144