Mediação docente na educação de jovens, adultos e idosos
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i7.32141Keywords:
mediação, ensino, educação de jovens e adultosAbstract
Este trabalho tem como objetivo investigar como o ensino organizado e desenvolvido no âmbito escolar pode se constituir em situações que promovam a aprendizagem de conteúdos que se transformem em elementos mediadores do pensamento dos estudantes, ou seja, como o ensino pode ser promotor do desenvolvimento. Para a sua execução, foram realizados estudos bibliográficos e observações de vinte horas/aula, cujo conteúdo trabalhado foi reprodução humana, em uma sala multisseriada de Educação de Jovens e Adultos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Paraná. Os dados foram analisados tomando-se como referência a Teoria Histórico-Cultural, abordagem segundo a qual a aprendizagem adequadamente organizada leva ao desenvolvimento das capacidades complexas do pensamento, e a mediação se refere tanto aos instrumentos, como aos signos e às relações que o sujeito estabelece com os outros. Portanto, mediação é um fator preponderante nos processos de ensino e aprendizagem. As análises apontam que o ensino sistematizado de conceitos científicos concorre para a formação que ultrapassa o caráter meramente adaptativo, quando os estudantes, ao tomarem consciência dos conceitos, tornam-se capazes de pensar e agir com eles.
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