PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EXTENSÃO PARA INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS EM MATINHOS, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i11.28570Palavras-chave:
Inclusão digital, Idosos, Interdisciplinaridade, Extensão universitária.Resumo
Este artigo objetiva descrever o projeto interdisciplinar de extensão universitária “Inclusão Digital para Melhor Idade”, que vem contribuindo tanto para o conhecimento de tecnologias digitais, diminuindo o analfabetismo digital, quanto com a socialização de idosos de Matinhos/PR, por meio de oficinas realizadas na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral (UFPR Litoral). Para os acadêmicos, a participação vem permitindo a sensibilização de questões ligadas à terceira idade e articulação de aspectos teóricos e práticos de suas áreas, convergindo numa proposta interdisciplinar. Os acadêmicos vêm exercitando a associação do projeto com suas respectivas áreas de graduação. As estudantes de Fisioterapia, incluíram sessões de alongamento, relaxamento e ginástica laboral, além de discussões sobre saúde durante as oficinas. Os estudantes de Informática e Cidadania, agregaram conhecimentos técnicos das áreas de informática e sua interface com a inclusão digital, além de também desenvolveram uma apostila de síntese dos conteúdos abordados. A equipe vem coletivamente aprimorando sua atuação no projeto, estimulando a criatividade com novas perspectivas, como a elaboração de um logotipo e construção de Home Page do projeto; participação em eventos; construção de dossiê compilando a trajetória do projeto; bem como este artigo científico, relatando a experiência. Este trabalho vem portanto, ilustrar um pouco dessa trajetória, capaz de fomentar benefícios numa via de mão dupla: tanto para idosos que são incluídos digital e socialmente no ambiente universitário, quanto para estudantes que vêm desenvolvendo qualidades via extensão universitária e contando com um diferencial em sua formação acadêmica.
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