DIMENSÕES CORPORATIVAS DA COMUNICAÇÃO LOCAL: UMA PROPOSTA DE MODELO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24886Palavras-chave:
comunicação corporativa, municípios, autarquias locais, modelos de comunicação corporativa, modelos de comunicação de massa, PortugalResumo
Neste trabalho, pretendemos sistematizar as práticas de comunicação corporativa que são desenvolvidas por algumas instituições da administração pública, concretamente os municípios. Tal sistematização, formalizada num modelo de comunicação adequado, determina linhas de acção comunicativa perpassadas por princípios de actuação corporativa (da eficácia e da democracia) e por várias dinâmicas (lineares ou circulares, dialógicas ou monológicas e unilaterais, etc.). Tencionamos atingir dois objectivos: o primeiro remete à necessidade de se conceberem modelos de comunicação. Tal como Stephen Littlejohn e Dennis McQuail e Sven Windahl o fazem relativamente à comunicação de massa, também nós reivindicamos o valor organizador, heurístico e metodológico dos modelos para o estudo dos fenómenos de comunicação corporativa, já que possibilitam estabelecer uma imagem global de fenómenos comunicacionais que, aparentemente, parecem desgarrados, sem valor corporativo nem funcionalidade estratégica. A segunda meta está relacionada com a pretensão de discriminarmos categorias de actividade comunicacional que estão subjacentes a qualquer organismo da administração publica local portuguesa e são resultantes da interacção de um conjunto específico de parâmetros. Neles, existem pressupostos relativos a exercícios específicos da linguagem e a efeitos a alcançar.
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