LOS ESTUDIOS DE LAS MUJERES EN LA UNIVERSIDAD ESPAÑOLA: EL CASO DEL SEMINARIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i4.24882Palavras-chave:
estudos de mulheres, exclusão social, estratégias, resistência e adaptaçãoResumo
Tal como se expõe no último informe da Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología, apesar que o ambiente político favoreceu mudanças normativas, o ambiente acadêmico sofreu poucas variações: a diferença entre mulheres e varões segue sendo importante em altos cargos nos âmbitos da educação superior e na investigação; os estudos de gênero seguem sendo escassos e não necessariamente sustentáveis; a igualdade de gênero ainda não foi adotada como um critério de qualidade e a revisão dos programas educativos - para eliminar os preconceitos de gênero - são todavia uma tarefa pendente. Este artigo começa expondo os antecedentes do SIEM (Seminario Interdisciplinar de Estudios de las Mujeres) da ULE (Universidade de León) para passar a descrever seu processo de formação e à continuação fazer referência às formas de resistência e adaptação que tiveram que ser implementadas para esquivar os processos de bloqueio e exclusão social aos quais esteve submetido. Finalizamos com a exposição das atividades realizadas, apesar das barreiras que se ergueram a nossa volta.
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