PRÁTICA EXPERIMENTAL EM AMBIENTE ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ESCRITÓRIO-MODELO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO FIAM-FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i3.24867Palavras-chave:
escritório modelo, prática profissional, programas de extensão universitária, mapa tátil e de baixa visão, habilidades e competências em arquiteturaResumo
As transformações no mundo do trabalho vêm requisitando profissionais da área de arquitetura e urbanismo qualificados que acompanhem as mudanças e transformações do mundo contemporâneo e que atendam às complexas demandas de uma sociedade em constante mudança. Para tanto, o projeto pedagógico deve viabilizar a coexistência indissociável de relações entre teoria e práticas experimentais, buscando a solução de situações-problema contextualizadas em realidade vivenciada pelo aluno. O texto abordará, por meio da descrição de um objeto pedagógico denominado “mapa tátil e de baixa visão”, desenvolvido em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, o papel pedagógico desempenhado pelos programas e projetos de pesquisa e extensão realizadas no escritório-modelo do curso de arquitetura e urbanismo da FIAM-FAAM para a construção de novos conhecimentos visando à aquisição das habilidades, competências e aprofundamento dos conhecimentos tecnológicos dos futuros profissionais em ambiente acadêmico.
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