Open Journal Systems

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CENTROS URBANOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO PÚBLICO EM CURITIBA, PARANÁ

Fábio Maciel Pinto, Felipe Brasil Felício, Eduardo Roemers de Oliveira, Anderson L. G. Belem, Bruno W. Jeiss, Marcell Leonard Besser, João Eloi Dums, Luiz Alberto Fernandes

Resumo


Este relato apresenta experiência de educação ambiental, realizada em 2006 pelo grupo PET-Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na ocasião foi escolhida uma turma de sexta série do ensino fundamental do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo, de Curitiba. O desenvolvimento dos trabalhos apoiou-se em atividades lúdicas e material audiovisual para melhor interação com os alunos, de modo a oferecer atividades em sala de aula, num formato não usual no ensino do colégio. Questões do cotidiano urbano foram integradas ao conteúdo técnico-científico apresentado à turma. A assimilação dos conceitos pelos estudantes foi grande e os resultados positivos. As principais dificuldades verificadas durante a experiência foram: falta de noção dos alunos sobre o que é espaço geográfico, seu pouco conhecimento sobre a importância do uso racional do ambiente e necessidade de reforço na formação continuada de alguns professores em relação aos temas propostos.


Palavras-chave


Educação ambiental; Ensino fundamental; Ensino público; Curitiba; PET

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i3.24866