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A ESCOLA COMO ESPAÇO DE IDENTIFICAÇÃO E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – AÇÕES DO PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

Constantina Xavier Filha, Eduardo Ramirez Meza, Sandra Maria Francisco de Amorim, Antônio José Ângelo Motti, Edney Damasceno

Resumo


O artigo apresenta um relato de experiência a partir das atividades produzidas em projeto de extensão,
desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no município de Campo Grande/
MS, no ano de 2006, sob a coordenação do Departamento de Educação/CCHS e do Programa Escola de
Conselhos/PREAE. O projeto visou capacitar profissionais da educação básica de escolas municipais de
Campo Grande/MS abrangidas pelo Projeto Escola Aberta, técnicos/as da Secretaria Estadual de Educação,
além de profissionais que atuavam em instituições de proteção aos direitos da criança e do/a adolescente.
Este projeto integrou-se a um projeto nacional, coordenado pela SECAD/MEC, denominado “Escola que
Protege”. A metodologia dialógica adotada teve como intuito a discussão acerca dos sentimentos, ações
e condutas de profissionais da educação diante da problemática da violência sexual contra crianças e
adolescentes, bem como a reflexão sobre o papel da escola como espaço de identificação e prevenção das
múltiplas violências contra este público. Esta capacitação compreendeu os seguintes momentos: seminário
inicial em que se abordaram as competências e atribuições das instituições que formam a rede de proteção à
criança e ao adolescente localizadas na cidade; oficina de 20 h/a com o objetivo de subsidiar informações e
reflexões sobre a temática citada; atividades de socialização, desenvolvidas pelos/as cursistas nas instituições
às quais pertenciam, e seminário final para exposição e discussão pelos/as cursistas das atividades de
socialização dos conceitos abordados e troca de experiências entre os/as participantes.

Palavras-chave


violência contra a criança e o adolescente; abuso sexual; educação sexual; direito da criança e do adolescente; formação docente; violence against children and adolescents; sexual abuse; sexual education; children and adolescents rights; teacher formation

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i1.11764