O cotidiano escolar na história de Vilhena-RO durante o processo de colonização da Amazônia no século XX

Autori

Parole chiave:

História da Educação, Cultura Escolar, Práticas Escolares, Colonização, Amazônia.

Abstract

Este trabalho discute sobre o cotidiano escolar da Escola Wilson Camargo, localizada na região Norte do Brasil, no município de Vilhena, Rondônia, tendo como delimitação temporal os anos de 1960 a 1980. Trata-se de uma pesquisa historiográfica cujo recorte temporal refere-se ao processo inicial de colonização na região amazônica, ocasionado pelas estratégias políticas no Brasil, durante a Ditadura Militar, no século XX. Para tal, foram analisadas fontes encontradas na Escola investigada, assim como foram entrevistados ex-alunos e professores. Propõe-se uma interpretação da história da educação e da cultura escolar produzida no cotidiano da escola com vistas a historicizar as práticas fabricadas pelos sujeitos que compunham o espaço escolar.

Biografie autore

Helen Arantes Martins, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Licenciatura em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Bolsista PiBiC. Licenciatura Plena em História (Fasa). Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar com Ênfase em Psicologia Educaciona (FASA). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT)/ Bolsista da CAPEs. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e diversidade no contexto da Amazônia Legal Matogrossense e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Infancionática (UNIR/Rondônia). Participou no Programa de Bolsista do CNPq, por meio do (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UNIR/CNPq). Doutoranda em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)- Grupo: História e História Cultural (MEMÓRIA).

Josiane Brolo, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora, pesquisadora e poeta. Doutora em Educação (2019) e Mestre em Educação (2012) pela Universidade Federal de Mato Grosso- PPGE/UFMT/Cuiabá. Realizou o Estágio Doutoral em Educação na Loyola University em Chicago, EUA (2017-2018), pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Sinop e atualmente graduanda do curso de Licenciatura em Artes Visuais. É professora Adjunta II da Universidade Federal de Rondônia - UNIR/ Campus Vilhena, lotada no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional - PPGEEProf/UNIR. É Líder do Grupo de Pesquisa Infancionática, com dedicação às pesquisas sobre culturas infantis e antropologia da infância, as artes como linguagens lúdicas das infâncias, territórios do brincar e a formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil. Pesquisadora Membro do Procad Amazônia, Eixo Infâncias.

Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás(2009) e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando em diversos cursos e é professor do Programa de Pós-Graduação - PPGEDU/UNEMAT orientando na Linha de Pesquisa Educação e Diversidade. Membro do Corpo Editorial da Revista Educação, Cultura e Sociedade e da revista Eventos Pedagógicos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, educação indígena e ensino. Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade no contexto da Amazônia Legal Matogrossense/UNEMAT e do grupo Didática, práticas escolares e publicações didáticas, vinculado à UFPR. Faço parte da Rede de Pesquisa ação Saberes Indígenas na Escola e da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais

Pubblicato

2023-12-06

Come citare

Martins, H. A., Brolo, J., & Zoia, A. (2023). O cotidiano escolar na história de Vilhena-RO durante o processo de colonização da Amazônia no século XX. Educar Em Revista, 39, e85642. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85642

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços