Crianças viadas e o deslugar do gênero na escola: notas para um feminismo cor de ar

Autori

Parole chiave:

gênero, feminismos, homossexualidade, feminilidade, escola

Abstract

No presente texto, problematizarei a potência do que chamarei de deslugar do gênero na escola: o gênero como matéria de uma diferença radical que pode, talvez, nos permitir vislumbrar, no campo da educação, um caminho para a construção de resistências mais plurais diante da onto-epistemologia liberal das políticas identitárias contemporâneas. Mais centralmente, e recorrendo às memórias escolares de crianças viadas, desejo mostrar a potência dos corpos abjetos para pensarmos a criação de pontos de conexão que, distante da lógica binária das identidades, nos permitem sugerir uma política interseccional pós-identitária de um feminismo cor de ar.

Pubblicato

2020-12-21

Come citare

Balthazar, G. da S. (2020). Crianças viadas e o deslugar do gênero na escola: notas para um feminismo cor de ar. Educar Em Revista, 36. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69557

Fascicolo

Sezione

Dossiê - Educação, democracia e diferença