A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte

Autori

  • Mércia de Figueiredo Noronha Pinto
  • Adriana Maria Cancella Duarte

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa empírica dos processos de regulação e das lógicas de ação predominantes em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. O estudo analisa o modo como as regras e as normas emanadas pela administração municipal são formuladas, traduzidas e aplicadas no contexto dessas escolas. Os resultados evidenciam a intercessão entre o controle e a autonomia, no que concerne à regulação institucional exercida pelo Estado e à regulação situacional definida por meio da ação das docentes; o que constitui o caráter multirregulado da política de Educação Infantil do município.

Pubblicato

2015-08-25

Come citare

de Figueiredo Noronha Pinto, M., & Maria Cancella Duarte, A. (2015). A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte. Educar Em Revista, 31(57), p. 205–220. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40996

Fascicolo

Sezione

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