Apresentação - Esperançamentos em escritas necessárias sobre a história da educação na Panamazônia

Auteurs-es

  • Marcus Levy Bencostta Universidade Federal do Paraná
  • Clarice Nascimento de Melo Universidade Federal do Pará

Mots-clés :

História da Educação na Pan Amazônia. Culturas Escolares. Fenômenos Educacionais.PROCA

Résumé

Em uma perspectiva histórica, o diálogo que estabelecemos entre as regiões Norte e Sul do Brasil, no contexto da produção científica sobre a educação brasileira, reveste-se de extrema importância. A partir desse diálogo, conseguimos ultrapassar as fronteiras geográficas e expandir nossos horizontes para compreender as intricadas nuances da educação na região amazônica. Essa vasta área, que simultaneamente escapa à nossa compreensão e nos liga aos nossos países vizinhos ― como Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela ― partilha não somente traços geográficos, mas também elementos culturais, constituindo o que denominamos Panamazônia. Nesse contexto, o tema Histórias da Educação na Panamazônia: Sociedades, Culturas, Tempos e Espaços possibilita uma abordagem das questões contemporâneas que, quando analisadas com profundidade, ampliam nossa compreensão dos fenômenos educacionais. Isso se alinha ao crucial e urgente debate sobre a visibilidade das comunidades marginalizadas. A máxima e o desafio que enfrentamos são inequívocos: não se pode discutir a Amazônia sem dar voz e visibilidade aos sujeitos marginalizados.

Publié-e

2023-12-06

Comment citer

Bencostta, M. L., & Melo, C. N. de. (2023). Apresentação - Esperançamentos em escritas necessárias sobre a história da educação na Panamazônia. Educar Em Revista, 39, e92731. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/92731

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços