Relações Simbólicas entre os professores formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina

Auteurs-es

Mots-clés :

Habitus. Capitais. Bourdieu. Professores formadores. Licenciatura em Química.

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar as relações simbólicas entre os professores formadores do curso de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina a partir das disposições incorporadas ao longo da trajetória pessoal, acadêmica e profissional (habitus e capitais). Para alcançar esse objetivo proposto, definiu-se como instrumentos para construção dos dados de pesquisa a entrevista semiestruturada e a análise documental. Foram realizadas entrevistas com 7 professores formadores que atuam nos cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina. Por sua vez, a análise documental obteve dados a partir do currículo lattes desses docentes entrevistados e de informações sobre a distribuição da carga horária desses professores formadores, disponíveis nos sites dos Institutos Federias em que eles atuam. Na análise dos dados, duas categorias principais se sobressaem: classe social e capitais, sendo que os capitais identificados são: cultural, social, político e acadêmico-científico. Dessa forma, a partir dos conceitos de habitus e capital de Pierre Bourdieu, analisa-se as classes sociais de origem dos professores formadores e os capitais acumulados por eles ao longo de sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional, que constituem seu habitus. Ainda, a partir dos capitais acumulados pelos professores formadores, destaca-se a organização das relações simbólicas entre os agentes nesse espaço

Bibliographies de l'auteur-e

Priscila Juliana da Silva, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2021). Atualmente é pedagoga no Instituto Federal Santa Catarina. Atua com os seguintes temas: formação de professores, licenciaturas e Prática como Componente Curricular.

Orliney Maciel Guimarães, UFPR - Universidade Federal do Paraná

É doutora em Ciências pela USP/São Carlos (1997), mestre em Ciências pela USP/FFCLRP de Ribeirão Preto (1991), possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1988). Professora Titular da Universidade Federal do Paraná (1992-2019). Foi Coordenadora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI (2018-2019), coordenadora do Curso de Química da UFPR (2014-2017), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR (2010-2011). Coordenou o Núcleo de Educação em Química da UFPR de 2000-2019, foi Tutora do Grupo PET-Química de 2008-2014. Atualmente é credenciada como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos. Atua na área de Educação em Ciências com interesse nos seguintes temas: Processos Formativos de Professores, Produção de Material Didático e Instrucional para o ensino de Ciências/Química.

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Publié-e

2023-05-22

Comment citer

da Silva, P. J., & Maciel Guimarães, O. (2023). Relações Simbólicas entre os professores formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina. Educar Em Revista, 39, e85565. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85565

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