Pesquisas na internet: uma análise das competências digitais de estudantes precoces e/ou com comportamento dotado

Auteurs-es

  • Ketilin Mayra Pedro Universidade do Sagrado Coração Bauru/SP
  • Miguel Claudio Moriel Chacon Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Marília

Mots-clés :

Precocidade, Superdotação, Competências Digitais, Pesquisas na internet.

Résumé

Com a disseminação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a facilidade de acesso à internet, não podemos ignorar que os estudantes de hoje estão imersos em uma cultural digital, marcada pela interatividade e um fluxo corrente de informações. Pensando nas habilidades destes estudantes em buscar, selecionar e compartilhar informações, é possível refletir e investigar a maneira como os estudantes precoces e/ou com comportamento dotado (PCD) relacionam-se com as TDIC e o grande volume de informações disponíveis na internet. Nessa perspectiva, é necessário identificar as habilidades que são específicas destes estudantes e aquelas que são comuns a todos os nativos digitais, para que possamos orientá-los e ajudá-los a desenvolver competências digitais. O objetivo deste estudo é verificar se estudantes com e sem PCD apresentam competências digitais relacionadas ao tratamento da informação. Trata-se de estudo comparativo entre estudantes PCD e estudantes de desenvolvimento padrão que frequentam o Ensino Fundamental. Com base nos resultados encontrados, observamos que a maioria dos estudantes, de ambos os grupos não apresentaram preocupações com as fontes de pesquisas utilizadas e exploraram de maneira insuficiente os recursos disponibilizados pelos sites de pesquisa. Ressaltamos que a busca de informações é umas das habilidades mais básicas dentro da competência digital, visto que uma pesquisa bem realizada leva a fontes mais seguras de pesquisa, revelando uma maior confiabilidade para a informação encontrada.

Bibliographies de l'auteur-e

Ketilin Mayra Pedro, Universidade do Sagrado Coração Bauru/SP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus Bauru. Docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração - Bauru. Pesquisas científicas na área da Educação Especial , Informática Educativa, Enriquecimento de alunos precoces e comportamento de superdotação. Líder do Grupo de Pesquisa Estudo, Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias na Educação(EDANTE). Líder do Grupo de Pesquisa Métodos e Técnicas da Pesquisa em Educação; (MOTAPE)

 

Miguel Claudio Moriel Chacon, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Marília

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP (1983). Especialista em Metodologia da Pesquisa Educacional pela Universidade Federal de Mato Grosso - (1992). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1995). doutor em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2001) com doutorado sanduíche no Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2000). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2013). Professor assistente doutor do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Campus de Marília. Tem experiência na área da Educação, nos seguintes campos de atuação: educação especial, precocidade, superdotação, família.

Téléchargements

Publié-e

2017-11-23

Comment citer

Pedro, K. M., & Chacon, M. C. M. (2017). Pesquisas na internet: uma análise das competências digitais de estudantes precoces e/ou com comportamento dotado. Educar Em Revista, 33(66), p. 227–240. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50335

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua