Pierre Bourdieu, dez anos depois
Résumé
O presente texto procura discutir o legado deixado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. Dez anos após sua morte, tem-se discutido, em nível internacional, a relevância deste autor, um dos mais influentes e citados teóricos do mundo. Para a identificação desta influência no Brasil, mais especificamente no campo educacional brasileiro, pesquisou-se nas teses e dissertações encontradas no banco de dados da CAPES, que referenciavam Bourdieu, de que forma estaria se dando a apropriação de seu quadro teórico de análise para construção de conhecimento no referido campo. Concluiu-se que o número de produções defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, de 1965 a 2010, cresce de forma exponencial, demonstrando o quão profícua a utilização da teoria sociológica de Bourdieu tem se mostrado para explicar a realidade da Educação no Brasil na contemporaneidade. Encerra-se o artigo com uma reflexão sobre a consideração do status de Bourdieu como um clássico da Sociologia que, paradoxalmente, se mostra mais atual e vivo do que qualquer outro autor quando se trata de aplicar seu princípio maior, a saber, analisar o mundo social e suas lógicas, desvelando as formas de dominação e as misérias sociais.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les droits des articles publiés dans Educar em Revista sont d’auteur et la revue maintient les droits de première publication. L’accès à la revue est libre, donc les articles sont gratuits, d’attribution propre, d’utilisation non commerciale dans des applications pédagogiques.