Open Journal Systems

Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa

Maria Emilia Sardelich

Resumo


Quase tudo do pouco que conhecemos, em relação ao conhecimento produzido,
nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua
vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter,
vender, com mensagens sobre o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar.
Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma
alfabetização visual que se expressa em várias designações como: leitura de
imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de
expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o
currículo escolar, a definição do/a professor/a responsável por tal conhecimento
e o referencial teórico do mesmo. Este artigo apresenta os conceitos
que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando
suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos
da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho
em ambientes de aprendizagem com o intuito de refletir sobre nossa
permanente formação como docentes.

Palavras-chave


leitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual; reading; image reading; visual artefact; visual culture

Texto completo:

PDF DOI