Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa

Autores

  • Maria Emilia Sardelich

Palavras-chave:

leitura, leitura de imagens, artefato visual, cultura visual, reading, image reading, visual artefact, visual culture

Resumo

Quase tudo do pouco que conhecemos, em relação ao conhecimento produzido, nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, com mensagens sobre o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual que se expressa em várias designações como: leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, a definição do/a professor/a responsável por tal conhecimento e o referencial teórico do mesmo. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem com o intuito de refletir sobre nossa permanente formação como docentes.

Downloads

Publicado

2006-10-20

Como Citar

Sardelich, M. E. (2006). Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa. Educar Em Revista, 22(27), p. 203–219. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485

Edição

Seção

Demanda Contínua