Trajetórias de um grupo interinstitucional em um programa de formação de educadores ambientais no estado do Paraná (1997-2002)
Resumo
A importância do registro de experiências de formação de educadores
ambientais motivou a realização desta pesquisa sobre a trajetória de atuação
de um grupo de professores e técnicos ambientais, em um programa desenvolvido
no Estado do Paraná (1997-2002). A integração de propostas governamentais
de Educação Ambiental (EA), desenvolvidas nas redes públicas
de ensino e comunidades, visava a implementação dos programas ambientais
coordenados pelo governo do estado, em parceria com os municípios, nas
gestões 1995/1998 e 1999/2002. Para efetivar ações conjuntas entre as Secretarias
de Estado de Educação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos,
foram criadas equipes interinstitucionais de EA compostas por professores
e técnicos ambientais. A partir das percepções dos dois grupos de participantes
do processo sobre suas interações afetivas e profissionais, diferenças
conceituais e efetividade do programa, procuraram-se sistematizar aspectos
relevantes desse singular processo de formação de educadores ambientais,
promovido na esfera política e administrativa governamental, reconhecendo
indicativos básicos para a atuação de equipes interinstitucionais e subsidiando
a reflexão sobre processos formativos em EA. A atuação conjunta de
professores e técnicos ambientais consistiu em uma experiência no terreno da diversidade, possibilitando-lhes o reconhecimento da outridade, o exercício
do diálogo entre saberes e fazeres, a convivência com o dissenso e a busca
de soluções inclusivas para as questões ambientais princípios básicos da
EA.
ambientais motivou a realização desta pesquisa sobre a trajetória de atuação
de um grupo de professores e técnicos ambientais, em um programa desenvolvido
no Estado do Paraná (1997-2002). A integração de propostas governamentais
de Educação Ambiental (EA), desenvolvidas nas redes públicas
de ensino e comunidades, visava a implementação dos programas ambientais
coordenados pelo governo do estado, em parceria com os municípios, nas
gestões 1995/1998 e 1999/2002. Para efetivar ações conjuntas entre as Secretarias
de Estado de Educação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos,
foram criadas equipes interinstitucionais de EA compostas por professores
e técnicos ambientais. A partir das percepções dos dois grupos de participantes
do processo sobre suas interações afetivas e profissionais, diferenças
conceituais e efetividade do programa, procuraram-se sistematizar aspectos
relevantes desse singular processo de formação de educadores ambientais,
promovido na esfera política e administrativa governamental, reconhecendo
indicativos básicos para a atuação de equipes interinstitucionais e subsidiando
a reflexão sobre processos formativos em EA. A atuação conjunta de
professores e técnicos ambientais consistiu em uma experiência no terreno da diversidade, possibilitando-lhes o reconhecimento da outridade, o exercício
do diálogo entre saberes e fazeres, a convivência com o dissenso e a busca
de soluções inclusivas para as questões ambientais princípios básicos da
EA.
Palavras-chave
formação docente; política pública; Educação Ambiental; equipes interinstitucionais; Teacher Formation; Public Policy; Environmental Education; Inter-institutional Teams