Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos

Autores

  • Ana Paula Pacheco Moraes Maturana Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho http://orcid.org/0000-0002-3458-5399
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação Especial, alunos, deficiência intelectual, transferência escolar, inclusão.

Resumo

Considerando que sob o estandarte da inclusão transferências escolares entre escola especial e comum vem ocorrendo em todo território nacional, faz-se necessário investigar como esse processo vem sendo conduzido, uma vez que a literatura alerta sobre a ausência da participação do próprio aluno sobre as decisões a respeito de sua escolarização. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar a concepção dos alunos com deficiência intelectual no que diz respeito às suas transferências escolares, seja ela tanto da escola especial para a escola comum e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento de múltiplos casos que envolveu o estudo de cinco casos de alunos com DI que foram transferidos de escolas especiais para escolas comuns e vice-versa. O instrumento utilizado para coleta de dados com os alunos foi o Procedimento Desenho-Estória. A análise dos dados permitiu identificar que os alunos atribuíram à escola especial o papel de acolhimento e cuidado e para a escola comum um local de aprendizagem e conhecimento, ficando clara que para esses existem duas formas distintas de escolarização, cada uma com seus prós e contras. A análise dos resultados obtidos evidencia que o estudo alcançou seus objetivos e trouxe implicações práticas, políticas e científicas relacionadas à escolarização do aluno com DI, principalmente ao dar voz ao próprio aluno alvo da transferência escolar, no caso o aluno com DI.

Biografia do Autor

Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pesquisadora de Pós Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem UNESP - Bauru. Doutora em Educação Especial - UFSCar. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - UNESP-Bauru. Psicóloga- UNESP - Bauru

 

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Psicologia pelo IP-USP, Mestrado em Educação Especial na UFSCar, Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduaçao em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP)

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Publicado

2017-11-23

Como Citar

Maturana, A. P. P. M., & Mendes, E. G. (2017). Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos. Educar Em Revista, 33(66), p. 209–226. 227. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50516

Edição

Seção

Demanda Contínua