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Inclusão e deficiência intelectual: transferências escolares sob o óptica dos próprios alunos

Ana Paula Pacheco Moraes Maturana, Enicéia Gonçalves Mendes

Resumo


Considerando que sob o estandarte da inclusão transferências escolares entre escola especial e comum vem ocorrendo em todo território nacional, faz-se necessário investigar como esse processo vem sendo conduzido, uma vez que a literatura alerta sobre a ausência da participação do próprio aluno sobre as decisões a respeito de sua escolarização. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar a concepção dos alunos com deficiência intelectual no que diz respeito às suas transferências escolares, seja ela tanto da escola especial para a escola comum e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento de múltiplos casos que envolveu o estudo de cinco casos de alunos com DI que foram transferidos de escolas especiais para escolas comuns e vice-versa. O instrumento utilizado para coleta de dados com os alunos foi o Procedimento Desenho-Estória. A análise dos dados permitiu identificar que os alunos atribuíram à escola especial o papel de acolhimento e cuidado e para a escola comum um local de aprendizagem e conhecimento, ficando clara que para esses existem duas formas distintas de escolarização, cada uma com seus prós e contras. A análise dos resultados obtidos evidencia que o estudo alcançou seus objetivos e trouxe implicações práticas, políticas e científicas relacionadas à escolarização do aluno com DI, principalmente ao dar voz ao próprio aluno alvo da transferência escolar, no caso o aluno com DI.


Palavras-chave


Educação Especial; alunos; deficiência intelectual; transferência escolar; inclusão.

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