Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense

Autores

  • Raimunda Kelly Silva Gomes Universidade do Estado do Amapá
  • Luiza Nakayama Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Saberes, Educação ambiental, Docentes

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender os saberes dos (as) professores (as) da Escola Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a inserção da educação ambiental em suas práxis educativas, a partir de uma vertente holística e/ou socioambiental. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e duas sessões de grupo focal, com ênfase numa abordagem qualitativa. Os resultados mostram que os (as) professores (as) sentem receio de implantar projetos e atividades que insiram a EA em suas práticas educativas. Portanto, a EA no contexto escolar deve levar em conta a dinâmica de seus contextos socioambientais e culturais, entendendo os (as) professores (as) como profissionais que têm saberes e concepções construídas na práxis.

Biografia do Autor

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do Estado do Amapá

Doutora em educação pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação Ambiental, educação do campo, zoneamento ecológico econômico, atuando na Zona Costeira Amazônica. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá, curso de licenciatura em Pedagogia e engenharia ambiental, onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária, como líder do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE). Além disso, orienta iniciação cientifica, com estudos voltados as questões socioambientais e educacionais no Estado do Amapá

Luiza Nakayama, Universidade Federal do Pará

Sou Professora Titular da Universidade Federal do Pará e Coordenadora Adjunta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID, com bolsa da CAPES). Membro da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Chefe do Laboratório de Biologia de Organismos Aquáticos (LABIO); fundei e coordeno a Sala Verde POROROCA Espaço Interativo Socioambiental Paulo Freire, convênio MMA/UFPA, registrado na UFPA (Portaria 16/2007/CCB) e no CNPq, como Grupo de Pesquisa e na PROEX-UFPA, como Programa Sala Verde Pororoca, com quatro subprojetos em andamento, dentre eles o EACINE (eacine.webnode.com/sobre-nos/). Possuo, no presente momento, 1 bolsista de graduação PIBIC-UFPA, 2 Navega Saberes e 1 PIBEX e 1 Eixo Transversal, além de alunos de graduação (Biologia, Pedagogia, Oceanografia e Engenharia Sanitária e Ambiental) em estágio rotatório e iniciação científica da UFPA e 1 TCC. Tenho a seguinte produção científica: 1) 50 artigos em revista regionais, nacionais e internacionais indexadas; 2) 2 artigos publicados em magazine (Revista Científica do Clube de Ciências da UFPA) e 1 artigo no The Field Museum, guide 633; 3) 1 organização de livro; 4) 7 capítulos de livro; 5) 1 artigo aceito para ser publicado em janeiro de 2017; 6) 283 trabalhos em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais; 7) orientação/defesa de 4 monografia de especialização, de 18 dissertações de mestrado e de 6 tese de doutorado e 8) orientação e conclusão de 163 alunos de iniciação científica (entre estágio rotatório I, II e III, estágio supervisionado, bolsistas PIBIC UFPA, PIBIC FADESPA, PIBIC CNPq, PIBEX, Navega Saberes, Programa Jovens Talentos para a Ciência e Sem Fronteiras), TCC e PIBIC JR.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Gomes, R. K. S., & Nakayama, L. (2017). Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense. Educar Em Revista, 33(66), p. 257–273. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50459

Edição

Seção

Demanda Contínua