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Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados

Silmara Sartoreto de Oliveira

Resumo


O presente trabalho objetivou diagnosticar como as aulas de histologia do
Curso de Ciências Biológicas se desenvolvem no que se refere ao difícil
aprendizado dos alunos sobre o conceito científico relacionado a Tecido
Muscular. Para a avaliação, optou-se pela investigação das concepções
alternativas dos alunos a respeito da estrutura e função da fibra muscular
e para tanto, iniciou-se por uma entrevista para avaliar as dificuldades de
aprendizagem apresentadas pelos mesmos. Os resultados desta entrevista
orientaram a organização de um questionário a ser aplicado aos alunos.
As respostas foram avaliadas nos aspectos referentes às características
dos esquemas (desenhos dos alunos). Concluiu-se que os alunos apresentam
dificuldade na visão tridimensional da célula, não conseguindo associar
a forma e a localização e função das organelas que constituem a fibra
muscular. Baseado nas conclusões obtidas, apresentou-se uma estratégia
de ensino que fosse ao encontro das dificuldades dos alunos. Tal estratégia constou de várias etapas. Inicialmente, o professor poderia, investigar
as concepções alternativas dos alunos sobre o conteúdo a ser ministrado.
Na seqüência, o conteúdo teórico seria desenvolvido, porém a introdução
de um problema referente a situações atuais, motivaria os alunos a transferir
para esta situação prática os conteúdos ministrados na aula teórica.
Seria importante que o professor propusesse aos seus alunos uma atividade
prática diferenciada, construindo uma maquete. Com isso acredita-se
que os alunos poderão sanar as dificuldades relacionadas à disposição
das estruturas, aproveitando melhor o aprendizado do conteúdo, favorecendo
situações de ensino e aprendizagem baseadas na representação de
situações práticas para o aluno.

Palavras-chave


concepções alternativas; diagnóstico; estratégias de ensino; alternative conceptions; diagnosis; teaching strategies

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