Relação pais e filhos: compreendendo o interjogo das relações parentais e coparentais

Autores

  • Elisangela Böing Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Estilos parentais, coparentalidade, família

Resumo

Pesquisas têm dedicado atenção aos estilos e práticas parentais e seus efeitos no desenvolvimento de crianças. A coparentalidade é definida pelo envolvimento conjunto e recíproco de ambos os pais na educação dos filhos. Neste artigo são delineadas relações entre estilos parentais e coparentalidade. Trata-se de estudo exploratório descritivo e correlacional com doze famílias biparentais, com pelo menos uma criança de cinco a sete anos de idade. Foram utilizados dois instrumentos: Escala da Relação Coparental (ERC) e Questionário de Dimensões e Estilos Parentais (QDEP). Utilizou-se estatística descritiva e correlacional, com o uso do pacote estatístico SPSS 18.0. A validação (endossamento) da parentalidade do parceiro apareceu como um fator importante para os estilos parentais. Quanto mais as mães referiram endossar a parentalidade dos esposos, mais elas mencionavam uso do estilo democrático-recíproco por eles. A validação por parte das mães se relacionou positivamente ao suporte coparental: quanto mais perceberam o suporte de seus esposos, mais endossaram a parentalidade deles. A sabotagem coparental, referida por eles, apresentou relações positivas com uso do estilo permissivo (falta de firmeza) em ambos. Destaca-se a relação entre falta de firmeza parental e uso de estratégias punitivas; e de ambos com a sabotagem coparental. O conjunto dos resultados permitiu o delineamento das relações entre a coparentalidade e estilos parentais e poderão subsidiar intervenções psicológicas e psicoeducativas promotoras do desenvolvimento das crianças e suas famílias, em diferentes contextos.

Biografia do Autor

Elisangela Böing, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Curso de Graduação em Psicologia. Departamento de Psicologia. Campus Reitor João Davi Ferreira Lima, Trindade, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC - Brasil.

Maria Aparecida Crepaldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Departamento de Psicologia. Campus Reitor João Davi Ferreira Lima, Trindade, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC - Brasil.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Böing, E., & Crepaldi, M. A. (2016). Relação pais e filhos: compreendendo o interjogo das relações parentais e coparentais. Educar Em Revista, 32(59), p. 17–33. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44615

Edição

Seção

Dossiê Temático