Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas

Autores

  • Angela Maria Martins Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Fundação Carlos Chagas
  • Cristiane Machado Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Palavras-chave:

conflitos em escolas, políticas educacionais, gestão escolar.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apreender o que pensam diretores escolares sobre situações de conflito e violência, por meio de um estudo qualitativo realizado com 43 diretores de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, unidades que estão inseridas no Sistema de Proteção Escolar, programa implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo desde 2010. Compõe pesquisa mais ampla que busca analisar a relevância que o tema das situações de conflito vem logrando no campo das políticas públicas de educação. Como conclusão, o estudo aponta para a existência de número significativo de respostas cautelosas e contraditórias, o que pode indicar que os diretores não se sentem preparados para enfrentar os desafios postos pelas situações de conflito; para a não oferta de formação continuada condizente com a necessidade de construção do conhecimento sobre a legislação que envolve adolescentes e jovens em situações de conflito; para a ausência significativa de respostas dos diretores nas questões referentes às ações que foram adotadas em situações de conflito e violência, porém, quando estas são citadas se referem a chamar a família, os responsáveis ou os próprios alunos; a acionar órgãos colegiados escolares; à realização de palestras e projetos alternativos; a mobilizar a equipe de gestão e os Professores Mediadores Comunitários. Os recursos externos como órgãos de segurança e rede de apoio são acionados quando os recursos anteriores foram esgotados.

Biografia do Autor

Angela Maria Martins, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Fundação Carlos Chagas

Doutora na área de Políticas de Educação e Sistemas de Ensino, pela Faculdade de Educação da Unicamp, com pós-doutoramento em Políticas Educacionais pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Professora titular do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo e pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas, onde integra a Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação da Educação Básica (GAEB) e do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação e Práticas Profissionais (CNPq).

Cristiane Machado, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores na Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Participa do Gepave (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional) na Faculdade de Educação da USP e coordena o Gepaq (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Avaliação e Qualidade) na UNICID.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Martins, A. M., & Machado, C. (2016). Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas. Educar Em Revista, 32(59), p. 157–173. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074

Edição

Seção

Demanda Contínua