Acessibilidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: análise a partir de relatórios do Inep e do olhar do gestor

Autores

  • José Roberto Herrera Cantorani Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Luiz Alberto Pilatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

Inclusão, Acessibilidade, Avaliação do Ensino Superior

Resumo

O objetivo do presente estudo é examinar a acessibilidade em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFE). Para a coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Na análise documental foram analisados relatórios de 21 cursos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano de 2014. Para a entrevista, direcionada à gestão dessa Instituição, o procedimento foi a entrevista semiestruturada. Nos relatórios, pouco há sobre observações dirigidas à acessibilidade. A partir da entrevista verificou-se problemas provenientes de estruturas anteriores à legislação atual e da falta de orçamento para a adaptação dessas estruturas. Conclui-se que os câmpus da UTFPR não atendem integralmente os requisitos legais e normativos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), mas são considerados atendidos nas avaliações do Inep. 

Biografia do Autor

José Roberto Herrera Cantorani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Doutor em Educação Física pela UNICAMP (2013). Pós Doutorando em Ensino de Cência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É coordenador do curso de Educação Física nas Faculdades Integradas de Itararé-SP.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba, onde atualmente exerce o cargo de vice-reitor. Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. É líder do grupo de pesquisa Gestão de Recursos Humanos para o Ambiente Produtivo.

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Publicado

2015-08-25

Como Citar

Cantorani, J. R. H., & Pilatti, L. A. (2015). Acessibilidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: análise a partir de relatórios do Inep e do olhar do gestor. Educar Em Revista, 31(57), p. 171–189. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41363

Edição

Seção

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