O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia

Autores

  • Rita de Cássia M. T. Stano Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Pedagogia da Autonomia, Prática docente, Formação continuada docente

Resumo

            O percurso formativo do professor não se limita a um curso de formação inicial. A própria especificidade da profissão docente aponta que o cotidiano escolar e as ações docentes, no exercício  reflexivo, revertem-se em cenário de formação continuada, muitas vezes, mais eficientes que cursos de curto período. Observe-se, porém que o cotidiano escolar e as ações docentes só se tornam elementos propiciadores de formação continuada docente se ao professor legitimado um tempo-lugar para o devido distanciamento do familiar da docência, para que então a reflexão se torne possível. Este texto apresenta a experiência de um grupo de trabalho sobre a Pedagogia  para a Autonomia, GTPA, em que se exercita o compartilhamento e reflexão de práticas docentes, num lugar e tempo comuns a professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior.  A metodologia utilizada e norteadora da captação dos sentidos deste grupo foi uma escuta hermenêutica para a análise de registros de dois encontros presenciais em que as práticas docentes são compartilhadas. A partir de seus fundamentos, construídos no decorrer dos encontros, o GTPA tem se configurado um modo de garantir que a docência seja cuidada, reinventada e fortalecida pelos pares, num movimento colaborativo de pensar a prática, buscando reorganizá-la a partir de determinados referenciais teórico-pedagógicos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia M. T. Stano, Universidade Federal de Itajubá

Professora Associada do Instituto de Engenharia, Produção e Gestão da Unifei. Docente no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ensino de Ciências.

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Publicado

2015-08-25

Como Citar

de Cássia M. T. Stano, R. (2015). O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia. Educar Em Revista, 31(57), p. 275–290. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40724

Edição

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