Editorial

Autores

  • Marcus Levy Bencostta Bencostta ufpr

Resumo

Há cinquenta anos, precisamente no último dia do mês de março de 1964, o Brasil presenciou a instalação, por meio de um golpe de estado, daquela que seria a mais brutal e duradoura ditadura da história republicana brasileira. A insatisfação de parte significativa dos militares apoiada por importantes seto­res conservadores da sociedade civil depôs João Goulart, que tinha se tornado presidente após a renúncia de Jânio Quadros.

Uma vez instalada a ditadura civil-militar, esses rebelados enxergaram como um perigo ao país a aproximação do presidente deposto com a esquerda. O autoritarismo dos novos dirigentes deu margem à supressão dos direitos cons­titucionais do cidadão, à reinvenção da censura, a novas perseguições, torturas e prisões; entretanto, não podemos deixar de enfatizar que quanto mais forte se tornou esse autoritarismo, maior foi a resistência à ditadura.

Downloads

Publicado

2014-03-23

Como Citar

Bencostta, M. L. B. (2014). Editorial. Educar Em Revista, 30(51), p. 5–7. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35818

Edição

Seção

Editorial