Apresentação

Autores

  • Suzete de Paula Bornatto Univesidade Federal do Paraná
  • Marcus Aurélio Taborda de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Considerando que em março de 2014 cumprimos 50 anos do golpe de estado que instaurou no Brasil a Ditadura Civil-Militar que perdurou até 1985, a proposta deste dossiê é discutir formas variadas de educação presentes em diferentes países – Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Portugal – que sofreram os arbítrios de regimes de exceção, marcados pela violência, pelo terror, pela exclusão, em uma mesma temporalidade.

Partindo dos fenômenos educativos como possibilidade de desenvolvimen­to de sensibilidades adaptadas às formas autoritárias, mas também buscando pelas práticas de resistência, o propósito foi mobilizar diferentes pesquisadores para inquirir as relações entre educação e ditaduras, na perspectiva de que o co­nhecimento do passado possa nos acautelar em relação aos refluxos autoritários do presente, para as quais concorreram e concorrem em larga medida diferentes práticas culturais e, especialmente, muitas práticas educativas.

Downloads

Publicado

2014-03-23

Como Citar

Bornatto, S. de P., & Oliveira, M. A. T. de. (2014). Apresentação. Educar Em Revista, 30(51), p. 15–18. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35816

Edição

Seção

Dossiê Temático