Limites sociológicos da leitura Foucaultiana sobre a escolariação

Autores/as

  • Norberto Dallabrida Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palabras clave:

Michel Foucault, escolarização, disciplina, classe social

Resumen

Na obra Vigiar e Punir, Michel Foucault reflete sobre o poder disciplinar, que emergiu no início da Idade Moderna em diferentes instituições sociais e consolidou-se no século XIX, tendo como principais estratégias a organização do espaço, o controle do tempo, a vigilância panóptica, a organização
das forças e a produção contínua de registros escritos. Nessa obra, são citados vários exemplos de instituições escolares que colocaram em marcha o poder disciplinar, como os colégios jesuíticos, as escolas elementares de caridade dos lassalistas e o ensino mútuo. O presente artigo procura colocar o foco sobre esses casos de escolarização lidos por Foucault, procurando problematizá-los à luz de trabalhos sociológicos inspirados em Norberto Elias e Pierre Bourdieu, que usam marcadores sociais como gênero e classe social para compreender a sociedade e a escola.

Publicado

2013-12-19

Cómo citar

Dallabrida, N. (2013). Limites sociológicos da leitura Foucaultiana sobre a escolariação. Educar Em Revista, 30(51), p. 193–207. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32238

Número

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