A relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência: reflexões desde uma abordagem sociológica figuracional

Autores

  • Reginaldo Celio Sobrinho Universidade Federal do Espirito Santo
  • Edson Pantaleão Alves Universidade Federal do Espirito Santo

Palavras-chave:

relação família e escola, deficiência, inclusão, Sociologia figuracional, balança de poder.

Resumo

Neste texto refletimos sobre dilemas e perspectivas na relação família e escola. Constituíram sujeitos da pesquisa os pais e os profissionais do ensino envolvidos nas atividades de um Fórum de Famílias de alunos com deficiência organizado em uma escola pública do município de Vitória/ES. A investigação pautou-se na pesquisa-ação colaborativo-crítica e nos pressupostos da Sociologia Figuracional – elaborada por Norbert Elias. Das reflexões, destacamos que nas interdependências dos familiares dos profis­sionais do ensino, emergiram tensões que favoreceram, a uns e a outros, a construção de crenças mais positivas quanto à educabilidade do aluno com deficiência. Essas “novas” crenças, desde então, mobilizaram as pessoas, provocando “reagrupamentos”, aproximações, afastamentos, enfim, dese­nharam outras relações que, por um lado, não se baseavam unicamente na formação ou ocupação profissional, nas questões de gênero, ou ainda, nas condições econômicas das pessoas envolvidas e, por outro lado, colocavam em movimento a balança de poder da relação família e escola. Observamos que, pouco a pouco, ao longo da trajetória do Fórum de Famílias de Alunos com Deficiência, as crenças dos profissionais do ensino relativas à inclusão escolar e as expectativas dos familiares acerca da escolarização de seus fi­lhos concorreram para a produção de outros referentes de poder que, então, passavam a explicar os sentimentos de pertencimento e de empoderamento e também de inclusão, de escolarização, de aprendizagem e de deficiência.

Biografia do Autor

Reginaldo Celio Sobrinho, Universidade Federal do Espirito Santo

Reginaldo Célio Sobrinho - Doutorado em Educação pelo PPGE/UFES. Professor adjunto I na Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Educação, Política e Sociedade. Atua na área de Fundamentos e Políticas educacionais. Coordenador do colegiado do curso Pedagogia- CE/UFES.

Edson Pantaleão Alves, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade / Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Áreas de atuação: Planejamento e Gestão da Educação, Políticas de inclusão escolar.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Sobrinho, R. C., & Alves, E. P. (2013). A relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência: reflexões desde uma abordagem sociológica figuracional. Educar Em Revista, 29(49), p. 323–338. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30951

Edição

Seção

Demanda Contínua