Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades

Autores

  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal de São Carlos [UFSCAR] - Campus Sorocaba

Palavras-chave:

Educação Superior, Inclusão-Exclusão Social, Universalização

Resumo

O processo de universalização da Educação Superior no Brasil, mesmo em face das políticas públicas da contemporaneidade marcadas pela influência internacional, apresenta inúmeras fragilidades, dentre as quais a não pro­blematização inclusão-exclusão, as diferenças de classe social. O presente estudo, de cunho exploratório, que utiliza as contribuições de Habermas, Mészáros, Adorno e Horkheimer e Karel Kosik para a construção de um quadro analítico, embora não tenha especificamente “a universidade” ou “políticas de ações afirmativas” como seu principal objeto de preocupação, faz com que suas contribuições se tornem significativas à medida que lançamos um outro olhar sobre as questões sociais que não podem e não devem conformarem-se ou sucumbirem à lógica pré-determinada do capital.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos [UFSCAR] - Campus Sorocaba

Docente do PPGEd - Mestrado em Educação - UFSCAR-Sorocaba e dos cursos de licenciatura do Departamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Lima, P. G. (2013). Universalização da Educação Superior no Brasil: contrapontos e possibilidades. Educar Em Revista, 30(51), p. 243–264. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28200

Edição

Seção

Demanda Contínua