Open Journal Systems

As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações

Acacia Zeneida Kuenzer

Resumo



Este artigo apresenta uma síntese dos resultados que vêm sendo obtidos com
a pesquisa Reestruturação produtiva e novas formas de trabalho: o novo
projeto pedagógico para a educação científico-tecnológica financiada pelo
Plano Sul de Pesquisa e Pós-graduação/CNPq/Fundação Araucária, que tem
por objetivo delinear as novas dimensões que passam a integrar a categoria
competência a partir da introdução da base microeletrônica nos processos
produtivos e sociais, com vistas à identificação dos princípios pedagógicos
que devem orientar os projetos educativos que objetivam a inclusão dos que
vivem do trabalho.1 Para tanto, será discutida a categoria competência tal
como historicamente vem sendo construída nos modos taylorista/fordista e
toyotista de organizar e gerir a produção, buscando compreender os seus
limites e possibilidades para uma possível inclusão dos que vivem do trabalho,
com particular destaque para a relação entre teoria e prática e entre
conhecimento tácito e conhecimento científico. Finalmente, será apontada a função mediadora da educação no estabelecimento de articulações entre trabalho
e conhecimento.

Relations between tacit knowledge and scientific knowledge from a microelectronic base: first approaches

Abstract


This article presents the synthesis of the results which have been obtained
by the research on the Productive restructuring and new work ways: the new
pedagogical project for the scientific-technological education. Such work has
been financed by the South Plan of Research and Pos-graduation/CNPq/
Fundação Araucária, and it aims to outline the new dimensions that start
making part of the competence category through the introduction of the
microelectronic basis into the productive and social processes, focusing on
the identification of the pedagogical principles that must guide the educative
projects aiming the inclusion of the ones who live from the work.2 Thus, the
competence category will be discussed in the same way it has historically
been built through the taylorist/fordist and toyotist ways of organizing and
administrating the production, searching for the understanding of its limits
and possibilities for a possible inclusion of the ones who live from the work,
and outstanding the relationship between theory and practice and between
tacit and scientific knowledge. Finally, the mediation function of the education
in the setting up of articulations between work and knowledge will be pointed
out.


Palavras-chave


conhecimento tácito; novas tecnologias e educação; relação teoria e prática; tacit knowledge; new technologies and education; theory and practice relationship.

Texto completo:

PDF DOI