Uma interpretação psicológica dos limites do domínio moral: os sentidos da restrição e da superação
Palavras-chave:
Limite, moral, dever, virtudes, Limit, duty, virtue.Resumo
O presente artigo visa propor uma tradução psicológica à expressão limites, muito empregada na educação moral. Para tanto, são analisadas duas dimensões dos limites. A primeira: os limites no sentido da restrição de liberdade, que correspondem aos deveres morais. A segunda: os limites no sentido da superação, que correspondem aos ideais, ao auto-aperfeiçoamento, às virtudes. As duas dimensões são discutidas do ponto de vista moral e do ponto de visa psicológico, procurando mostrar que são indissociáveis.
A psychologyc interpretation of moral field limits: the meaning of restriction and overcoming
Abstract
The aim of this paper is to propose a psychological interpretation for the expression limits, often used in moral education. We analyse two dimensions of limits. The first: limits as restriction of freedom, so, limits as duty. The second: limits as overcoming, so as ideals, as self-improvement, as virtues. We discuss both dimensions in moral and psychological terms, and we try to show that they are intimately associated.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

