Trabalho e emprego na educação infantil no Brasil: segmentações e desigualdades

Autores

  • Lívia Fraga Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gizele de Souza

Resumo

 Objetiva-se trazer resultados de pesquisa empírica sobre situações de trabalho e emprego nas instituições de educação infantil no Brasil, evidenciando o caso de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que apresenta oferta em creches e pré-escolas, representativa da realidade dos grandes centros urbanos brasileiros. Efetuou-se o levantamento de fontes documentais, legislação, estatísticas, entrevistas e observações, no intuito de evidenciar as relações entre as tipologias das instituições de educação infantil e as for­mas de contratação, carreira, salário e condições de trabalho. As situações investigadas se referiram aos estabelecimentos de ensino público (estadual e municipal) e estabelecimentos de ensino privados, segundo as categorias particular, comunitária, filantrópica e confessional. Os estabelecimentos estudados foram escolhidos, segundo amostra intencional, por localização e público preferencial atendido. Informações também foram buscadas junto aos empregadores – públicos e privados e junto às representações sindicais/associativas dos profissionais, nos setores públicos e privados. Evidenciou-se existência de profissionais com status e formação/qualifica­ção diferenciados, bem como variadas modalidades de relações de emprego e trabalho, que revelam processo de precarização no exercício profissional na educação infantil. Segmentações no interior do setor público, e entre setor público e privado, reiteram desigualdades históricas no campo. Por outro lado, uma demanda crescente por profissionalização é observada.

 

Biografia do Autor

Lívia Fraga Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Sociologia. Professora da graduação e do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil. Associada ao Grupo de Pesquisa sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO e do Núcleo de Estudos sobre Infância e Educação Infantil – NEPEI, ambos na UFMG.

Gizele de Souza

 

Doutora em Educação. Professora do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil. Coordenadora do NEPIE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil, na mesma universidade. E-mail: gizelesouza@uol.com.br

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Como Citar

Vieira, L. F., & Souza, G. de. (2010). Trabalho e emprego na educação infantil no Brasil: segmentações e desigualdades. Educar Em Revista, 1, p. 119–139. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20467

Edição

Seção

Dossiê Temático