Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

 Este artigo analisa a constituição da profissão docente no Brasil, partindo do reconhecimento de que a profissionalização cresce na educação na proporção em que são ampliados os sistemas escolares. Analisando que os estudos sobre a profissão docente advêm de vertentes distintas (pedagógica, humanista e sociológica) e dos desdobramentos dessas concepções e estudos, a autora mostra a dimensão do problema da ambiguidade entre o profissionalismo e a proletarização na constituição da identidade profis­sional docente. O trabalho destaca que a profissão docente tem sido posta a pressões e câmbios advindos das novas regulações nos marcos das reformas educacionais dos anos 1990, de sorte que os padrões de organização edu­cacional e escolar decorrentes dessas mudanças podem estar constituindo um novo perfil de trabalhador docente e uma nova identidade. O texto conclui analisando os impactos daquelas mudanças na profissionalização do magistério, que podem ser responsáveis pela alteração de duas faces importantes do trabalho docente: no que concerne ao objeto do trabalho e no que tange à organização do trabalho.

Biografia do Autor

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

 Professora do Programa de Pós-Graduação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Do­cente e do Grupo de Trabalho (RedEstrado). Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação Pesquisa em Educação – ANPEd. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

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Como Citar

Oliveira, D. A. (2010). Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Educar Em Revista, 1, p. 17–35. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20463

Edição

Seção

Dossiê Temático