Encerrada a submissão de artigos para o Dossiê "Resiliência e Resistência na Educação de Jovens e Adultos: Desafios Curriculares e Políticas Públicas em tempos de incerteza"
O dossiê será organizado por Marinaide Lima de Queiroz Freitas Ferri do Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade Federal de Alagoas e Paulo Marinho do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal . Tem como objetivo: reunir produções acadêmicas que problematizem os desafios enfrentados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) diante dos contextos de instabilidade política, social e econômica que atravessam o tempo presente.
Neste Dossiê, assume-se como foco a resiliência dos sujeitos da EJA e a resistência coletiva de Educadores/as, Professores/as, Gestores/as e movimentos sociais, destacando os enfrentamentos nas dimensões do currículo, das práticas pedagógicas e das políticas públicas. É incontornável enfrentar os efeitos da reforma empresarial da educação, que, num contexto societal de corrosão da justiça e da solidariedade, desloca o direito à educação pública para lógicas de eficiência, competitividade e responsabilização individual e padroniza os processos educativos. Ao impor modelos alheios aos territórios, essa agenda esvazia uma educação enraizada nos projetos de vida — sobretudo dos sujeitos historicamente excluídos. Convidam-se estudos teóricos e empíricos nos seguintes eixos temáticos:
Eixo 1 — Currículo e avaliação: sentidos, disputas e construções contextuais – são bem-vindos estudos que abordem a construção de propostas curriculares contextualizadas, os desafios de uma avaliação ao serviço da justiça social.
Eixo 2 — Práticas pedagógicas em contextos adversos, da alfabetização à EJA-EPT – Destacam-se criação pedagógica, educação popular e protagonismo dos sujeitos, que expressem formas de resistência frente a contextos marcados pela desigualdade, pela exclusão e pelo desmonte de políticas públicas.
Eixo 3 — Políticas públicas sob disputa: contradições, avanços, retrocessos e accountability – efeitos das reformas neoliberais, a descontinuidade de programas e ações afirmativas, bem como as estratégias de resistência e incidência política de coletivos educadores em defesa da EJA como direito.
O dossiê pretende fortalecer a EJA como campo de criação, denúncia e reinvenção democrática. Procura articular diálogos Sul–Norte e experiências locais-globais com relevância pública. Ao reunir estas vozes, afirma-se a dignidade, a pluralidade e o protagonismo na EJA.
Período de submissão de artigos 22/09/2025 a 22/12/2025
Acesse AQUI as Normas para Submissão de Artigos à Educar em Revista
ATENÇÃO: Os artigos aprovados para compor o Dossiê deverão ter uma versão em língua estrangeira. Do mesmo modo, artigos em língua estrangeira aprovados deverão ser traduzidos para o português, com exceção dos originais em espanhol. Os custos com tradução, assim como com a revisão linguística de ambas as versões, são de responsabilidade dos(as) autores(as).

