Modelos de Estado desenvolvimentista
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v40i73.69802Resumo
Este artigo define do Estado desenvolvimentista de maneira ampla, entende-o como alternativa histórica ao Estado liberal, e distingue cinco modelos de Estado desenvolvimentista. Quatro deles caracterizaram os Estados centrais originais, como a Inglaterra, centrais retardatários, como a Alemanha, periféricos independentes, como a Coreia do Sul, e periféricos nacional-dependentes, como o Brasil. O quinto modelo é o de um segundo desenvolvimentismo que ocorre nos países centrais, após a Segunda Guerra Mundial, no quadro do corporativismo e da social-democracia, nos Anos Dourados do Capitalismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.