A orientação sexual importa para o mercado de trabalho brasileiro? Evidências e estimações para 2019
Sexual Orientation and Results in the Brazilian Labor Market: Analyzes for 2019
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i87.84824Palabras clave:
Oferta de trabalho, LGBT, probit, discriminação.Resumen
Este artigo tem como objetivo contribuir com a literatura econômica LGBT e economia do trabalho ao analisar se a orientação sexual é uma variável importante para participar do mercado de trabalho brasileiro A fim de que esse objetivo seja cumprido, foram utilizados microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNADC) para o ano de 2019, em um modelo probit, em que a população foi dividida entre grupos de pessoas heterossexuais e homo ou bissexuais, com intuito de verificar como a orientação sexual e demais características individuais afetam a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho. Os principais resultados mostram que indivíduos LGB tendem a ser mais ativos no mercado de trabalho relativamente a indivíduos heterossexuais, tendem a receber maiores salários e a serem mais novos. Evidenciou-se, ainda, que mulheres, independentemente da orientação sexual, tendem a ser mais descriminalizadas e penalizadas no mercado de trabalho que os homens, sendo mais grave para mulheres heterossexuais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ana Carolina Tedesco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

