The Role of Higher Education Institutions in Economic Development: Atlantic Canada as a Case Study

Autores/as

  • Wade Locke Memorial University of Newfoundland

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v35i3.16709

Palabras clave:

instituições de educação superior, desenvolvimento econômico, Atlantic Canada, engajamento regional, competitividade

Resumen

Este artigo descreve e avalia a contribuição das instituições de educação

superior para o desenvolvimento econômico de Atlantic Canada, a região

economicamente mais deprimida do Canadá. Ele fornece um breve panorama da

situação econômica da região e descreve a relevante estrutura de governança que

influencia a efetividade das instituições de educação superior em facilitar e acentuar o desenvolvimento econômico dentro de Atlantic Canada. As possibilidades

através das quais estas instituições afetam o desenvolvimento dentro da região

são consideradas. Além disso, cinco exemplos de sucesso são descritos de modo

que podem ser úteis a outras jurisdições que estejam preocupadas em fazer uso do

capital intelectual de suas instituições para acentuar o desenvolvimento econômico

de suas regiões. Por fim, este artigo oferece sugestões acerca de como a situação

em Atlantic Canada pode ser melhorada no futuro.

Cómo citar

Locke, W. (2009). The Role of Higher Education Institutions in Economic Development: Atlantic Canada as a Case Study. Revista De Economia, 35(3). https://doi.org/10.5380/re.v35i3.16709

Número

Sección

Artigos