A tributação da renda e as distorções sobre o financiamento do investimento no Brasil
Income Taxation and Distortions on Investment Financing in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i87.93060Palabras clave:
Tributação da Pessoa Jurídica, Investimento, FinanciamentoResumen
Este artigo trata de como a tributação afeta a decisão de investimento das empresas e o seu financiamento. O objetivo é o de analisar como a política tributária impacta no investimento em três tipos de ativos - máquinas, construções e estoques – que podem ser financiados de três formas distintas – endividamento, lucros retidos e novo aporte de capital. Os resultados apontam o atual sistema tributário brasileiro distorce consideravelmente o investimento das empresas. As mudanças recentes como a Taxa de Juros de Longo Prazo e mesmo a proposta de mudança da tributação da renda do PL 2.337/2021 não parecem serem capazes de eliminar o problema. Uma nova proposta de reforma da tributação da renda pode ser uma oportunidade para se rever a vantagem tributária do endividamento, reduzindo as distorções e favorecendo o investimento no Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Nelson Leitao Paes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

