OS MULTIPLICADORES DE EMPREGO E RENDA DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE NO ESTADO DO PARANÁ 1998 UMA APLICAÇÃO DA MATRIZ DE CONTABILIDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v31i2.5571Palavras-chave:
multiplicadores, matriz de contabilidade social, indústria, multipliers, social accounting matrix, industryResumo
Este artigo apresenta os multiplicadores de emprego e renda direto, indireto e induzido da economia paranaense, dando ênfase para a indústria de papel e celulose e madeira e mobiliário. O primeiro passo para realização do trabalho foi a compatibilização das atividades da matriz de contabilidade social do Paraná com os dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad). Em seguida, foram obtidos os multiplicadores do tipo I, do tipo II e o efeito multiplicador induzido pela renda. Os resultados demonstram os efeitos de uma injeção nas variáveis exógenas dos demais setores sobre a indústria de Madeira e Mobiliário, e a de Papel e Papelão resulta em um choque mais intenso dentro do próprio setor. O multiplicadores de empregos para atividade de Papel e Gráfica e de Madeira e Mobiliário ficaram na décima e décima primeira posições, respectivamente, quando confrontados com as 27 atividades da matriz. Finalizando, com relação ao multiplicador de renda, a atividade de Madeira e Mobiliário ficou na oitava posição, quando comparada com os totais das atividades, e em segundo lugar, quando se trata somente de atividades da Indústria de Transformação.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.