Estruturação da oferta de programas de sócio-torcedor de acordo com a lealdade: um estudo para otimização de portfólio
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v39i69.67889Palavras-chave:
Indústria do esporte, Discriminação de preços, Lealdade do consumidorResumo
Na indústria do esporte, é consenso que os valores investidos pelos diversos stakeholders que a compõem têm no torcedor seu principal pilar. De forma simplificada, assume-se que as receitas de um clube de futebol são oriundas de bilheteria, direitos de TV, vendas de jogadores e demais receitas de marketing. Neste último item, os programas de sócio torcedor adquiriram certa notoriedade nos últimos anos. Nesses programas, o torcedor contribui periodicamente com o clube (por meio de uma mensalidade ou mecanismo similar) e recebe benefícios como contrapartida. Este trabalho tem o objetivo de avaliar como a lealdade do torcedor com sua equipe e a multiplicidade dos atributos que compõem a oferta de um programa de sócio torcedor afetam sua disposição de compra. A compreensão desse relacionamento de variáveis permite ao formador da oferta um melhor desenho de portfólio. Os conceitos fundamentais envolvidos na pesquisa foram a perspectiva racional de compra do consumidor nos modelos compensatórios e o nível de lealdade dos torcedores. A metodologia empregada foi uma análise conjunta baseada em escolhas e os resultados sugerem avaliação bastante distinta de acordo com o nível de lealdade registrado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.