INFLUÊNCIA EXERCIDA PELOS INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL SOBRE A VOLATILIDADE CAMBIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v41i1.42046Palavras-chave:
câmbio, expectativas, intervenções do BCBResumo
O objetivo deste trabalho é verificar quais os instrumentos utilizados e os efeitos da intervenção do Banco Central sobre a taxa e a volatilidade do câmbio no período entre 14/12/2006 e 02/12/2014. Para isto são estimados dois modelos VAR, sem e com expectativas, para verificar se a volatilidade das expectativas dos agentes e as intervenções do BCB influenciam a volatilidade do câmbio. O modelo VAR com expectativas possui um poder de explicação maior que o modelo que não considera as expectativas. Os coeficientes estimados para o modelo VAR são significativos, evidenciando que os instrumentos utilizados pelo BCB influenciam a taxa de câmbio. Os resultados para o período 14/12/2006 - 28/05/2009 mostraram que o desvio do câmbio em relação às expectativas e o desvio dos juros em relação às expectativas explicaram o retorno do câmbio, o qual também é explicado pelas intervenções do BCB através de swap cambial e mercado a vista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.