INFLUÊNCIA EXERCIDA PELOS INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL SOBRE A VOLATILIDADE CAMBIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v41i1.42046Keywords:
câmbio, expectativas, intervenções do BCBAbstract
O objetivo deste trabalho é verificar quais os instrumentos utilizados e os efeitos da intervenção do Banco Central sobre a taxa e a volatilidade do câmbio no período entre 14/12/2006 e 02/12/2014. Para isto são estimados dois modelos VAR, sem e com expectativas, para verificar se a volatilidade das expectativas dos agentes e as intervenções do BCB influenciam a volatilidade do câmbio. O modelo VAR com expectativas possui um poder de explicação maior que o modelo que não considera as expectativas. Os coeficientes estimados para o modelo VAR são significativos, evidenciando que os instrumentos utilizados pelo BCB influenciam a taxa de câmbio. Os resultados para o período 14/12/2006 - 28/05/2009 mostraram que o desvio do câmbio em relação às expectativas e o desvio dos juros em relação às expectativas explicaram o retorno do câmbio, o qual também é explicado pelas intervenções do BCB através de swap cambial e mercado a vista.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
